top of page

Notícias e materiais

Uma das áreas envolvidas na segurança do alimento que chega ao consumidor é a microscopia de alimentos.

A microscopia de alimentos se baseia na observação microscópica, identifica os alimentos, e nos mostra a presença de fraudes e matérias estranhas.

Ela se baseia na identificação dos produtos alimentícios por comparação, na execução por métodos rápidos e relativamente baratos e nos permite identificar casos de matérias estranhas prejudiciais à saúde humana, que podem indicar a não adoção de boas práticas de fabricação. E também nos mostram uma série de fraudes, que dificilmente seriam reveladas por outras análises demoradas e dispendiosas.

Mas o que são matérias estranhas? Segundo a ANVISA, matéria estranha é qualquer material não constituinte do produto associado a condições ou práticas inadequadas na produção, manipulação, armazenamento ou distribuição, podendo ter natureza química, microbiológica, biológica ou vegetal.

As fraudes podem ser detectadas ao verificar a substituição intencional ou não de uma parte ou de todo o material que compõe o produto comercial. Estas avaliações são essenciais, pois colaboram para a garantia das condições higiênicas e sanitárias dos alimentos ofertados à população.

logo_lupa-nos-alimentos-white.png
  • Instagram

@lupanosalimentos | 

Desenvolvido por Laboratório de Farmacobotânica - UFRJ

bottom of page